terça-feira, 15 de setembro de 2015

Notícia

"Consumismo é um comportamento ultrapassado" opina Jornalista que decidiu não comprar roupas por um ano!

"Consumismo é um comportamento ultrapassado", opina jornalista que decidiu não comprar roupas por um ano Daniela Kopsch/Divulgação
Jornalista e blogueira decidiu usar 50 peças de roupa durante um ano.

A catarinense Daniela Kopsch decidiu viver um ano com as mesmas 50 peças de roupas em seu armário para frear os seus hábitos de consumo e economizar. A experiência é contada no blog "Less is the new black", e o que começou por motivos de redução de custos também se tornou um exercícios de criatividade, inovação e diversão.

Blogueira lista cinco motivos para consumir menos roupas

* O que te inspira para fazer essa experiência?
Essa reflexão sobre o que nós temos e o que realmente precisamos é muito atual e urgente. Primeiro, para avaliar a nossa relação com nós mesmos. Antes de comprar, perguntar para si mesmo "por que estou comprando isso?", "quero me recompensar por algo?", "quero mostrar algo para alguém?", "por que eu preciso disso?" ou "eu preciso mesmo disso?". A resposta para essa última pergunta será "não" em 99% das vezes. Você pode economizar esses 99% de verba em algo que realmente traga satisfação a longo prazo, como uma viagem ou um curso.

*Quanto tu estás economizando com esse projeto?
Eu tenho o número na minha cabeça que tenho até vergonha de dizer porque o valor é expressivo. Lembro dele toda vez que eu tenho vontade de comprar algo. Espero economizar o equivalente até o ano que vem. Acho muito válido esse exercício de botar na ponta do lápis os gastos anuais. Foi necessário somar o ano todo para eu perceber onde estava o buraco no orçamento.

*O que tem sido mais difícil?
O difícil não é ficar só com 50 peças. Na verdade, fica cada vez mais claro que ter menos roupas só facilita a minha vida. O difícil é parar de comprar. É difícil frear a vontade de comprar uma coisa porque "é bonito" ou porque "está barato". Mudar o hábito de comprar por impulso é muito mais difícil do que eu esperava. Dos anos 90 pra cá, as redes de fast fashion criaram uma cultura de comprar roupa nova todo mês porque as roupas começaram a ser muito baratas e muito abundantes.

*O que tu queres ensinar com esse projeto?
No começo, achava que não tinha nada para ensinar porque eu mal podia dar conta do meu próprio consumismo. Mas depois percebi que a minha trajetória durante o desafio pode auxiliar muitas pessoas que, como eu, não percebiam o motivo de nunca sobrar dinheiro para nada. Quero que as pessoas façam as contas, organizem melhor a própria vida financeira e - o mais importante - descubram que não precisam de muita coisa para ser feliz com o guarda-roupa. Eu posto diariamente o "look do dia" para me estimular a continuar na linha e para provar que não estou andando maltrapilha nem mal vestida porque resolvi ficar com poucas roupas no armário. Quando percebemos que precisamos de pouco, parar de comprar é um passo natural. O consumo fica mais consciente porque você sabe do que precisa e para de comprar por impulso. Acho que o consumismo é um comportamento ultrapassado do qual teremos vergonha no futuro.


*Por quanto tempo pretendes seguir com essa ideia?
Um passo de cada vez. Me desafiei a viver assim por um ano. Espero ser uma pessoa diferente no ano que vem. Eu tenho objetivos bem claros: me desintoxicar do hábito de comprar coisas desnecessárias e economizar. Se eu tiver sucesso nessas duas metas, acho que saberei o que fazer a partir do ano que vem e pretendo continuar neste caminho. Com certeza, vou ter mais dinheiro no bolso para fazer várias coisas, em vez de uma pilha de roupas nunca usadas.

*Tu achas que as pessoas gastam muito em roupas?
Demais. Muito mais do que elas acham. É um processo mental difícil de desarticular porque foi muito bem construído a partir da industrialização. Começou a se produzir mais produtos e, desde então, as pessoas são encorajadas a comprar mais do que o necessário. Sem contar a questão ambiental. Se continuarmos comprando e descartando coisas nesse ritmo, o planeta entrará em colapso. Me parece que frear o consumo é uma atitude que vamos ter que tomar, mais cedo ou mais tarde.

Via: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/09/consumismo-e-um-comportamento-ultrapassado-opina-jornalista-que-decidiu-nao-comprar-roupas-por-um-ano-4844017.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário